quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Receita de "Longe" considerada uma Arte...


  - 15, este é o numero de tipos de Sushi que se conhece, a gastronomia Japonesa como um todo é considerada milenar que nasceu da técnica de conservação da carne de peixe em arroz avinagrado, a forma atual conhecida mundialmente, tem cerca de 200 anos.
 - O termo Sushi, vem em forma gramatical arcaica que não se utiliza mais e, significa... "É Azedo", no princípio, esta especiaria era chamado de "Narezushi", depois, ficou conhecido como "Oshizushi", por ultimo, "Edomae Nigirizushi", após ganhar o mundo com esta receita, o nome resumiu-se em apenas "Sushi".
 - Este processo original da região Sudeste da Ásia, começou com uma mistura entre a ciência e culinária, por trás da fermentação do Peixe embalado no arroz, é que o vinagre produzido a partir da fermentação do arroz quebra as proteínas do peixe em aminoácidos o que resulta em cinco paladares basicos.
 - Deixando um pouco de lado a ciência por trás dos Sushis, é fato que os restaurantes especializados na cultura Japonesa, hoje, levam a criatividade junto a verdadeira arte gastronômica e formam este prato com mais variados ingredientes que compõem a verdadeira receita dos Sushis e sua essência e, enchem nossos olhos pela beleza do prato oferecido, capricho e bom gosto, o "É Azedo", ficou a centenas de anos atrás, no mundo inteiro, o Sushi caiu no gosto desde os mais exigentes paladares até aqueles que apreciam a gastronomia como um todo.
 - Prato refinado e acessível, pode-se degustar esta delícia em restaurantes ou em casa através de diversos estabelecimentos voltados a oferecer o sistema delivery, em todas as opções, "Sushimans", como são conhecidos os Chefs que preparam os pratos japoneses, são rigorosamente selecionados para o preparo destas especiarias.
 - Para você sentir tudo isso que mencionamos aqui, basta criar este prato na sua própria casa, abaixo, você confere uma receita de Sushi, para momentos mais que especiais, você pode surpreender alguém com esta arte da gastronomia.


Sucesso...

Ingredientes

Arroz

2 xícaras de (chá) de arroz Japonês
2 xícaras de (chá) de água

Tempero para o Arroz

1/2 xícara de (chá) de vinagre japonês para Sushi
1 e 1/2 xícaras de (chá) de açúcar
1/2 colher de (café) de Sal

Sushi de Verdura

1 xícara de água
3/4 de xícara de açúcar
1/4 xícara de Shoyu
1 saquinho de hondashi
1 cenoura cortada em tiras no sentido do comprimento
15 Vagem
Gengibre em conservas cortadas em tiras
1 pacote de Algas

Modo de Preparo

- O Arroz é cozido normalmente, uma dica que poderá diferenciar  e deixar mais saboroso, é manter o Cozimento em fogo baixo.
 - O tempero do Arroz, mistura-se tudo em uma tigela e vai acrescentando no Arroz já cozido aos poucos, vá mexendo enquanto acrescenta os temperos, também, vai experimentando para chegar ao seu gosto, guarde um pouco deste tempero para fechar os Sushis, (01 colher é o suficiente).

Finalizando o Sushi

 - Com uma esteira própria para Sushi você colocará as Algas com a parte mais (Lisa ou brilhante) voltado para cima,.
 - Com o Arroz frio, preencha as Alga, o espaço ideal para as pontas é de aproximadamente 02 dedos sem o preenchimento do arroz.
 - Em seguida, no centro e enfileirado, coloque 2 ou 3 tiras (dependendo de espessura) de cenoura, 2 ou 3 de Vagem e tirinhas de gengibre.
 - No local da Alga onde ficou vago (2 dedos) você espalha o "restinho" do tempero que reservou (na colher).
 - Pronto, agora é só enrolar a "esteira" no sentido em que você deixou aqueles dois dedos de espaço, este espaço fará com que grude uma ponta à outra da Alga.
 - Cortando ou fatiando (mais ou menos) uns dois dedos de espessura de uma para outra, você terá uma porção de 08 pedaços.

 - Agora é esperar o seu convidado(a) especial chegar, explore sua criatividade assim como os "Sushimans", prepare um prato bem bonito, acompanhe um Sake (beba com moderação) e degustar bons momentos...

Até amanhã!!!

O saboresweb.com, recomenda o site Arte do Sushi e História do Sushi
Imagens (fotos) Google

Nenhum comentário: