quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Bom Humor...

 - Há muito mais envolvimento na gastronomia do que simplesmente o prazer de degustar bons pratos, uma alimentação saudável e equilibrada, ligado a exercícios físicos, está relacionado a quase tudo no que se refere ao bom funcionamento do nosso corpo.
 - Muitas vezes, procuramos remédios para causas simples onde na verdade, poderíamos conhecer mais e melhor o que os alimentos podem fazer por nós, um hábito que poderia ser adotado com mais frequência é uma "visita" com um(a) Nutricionista. Estes especialistas são capazes de transformar "receitas de drogas" (remédios) em uma receita digno de "Grand´s Chef´s", ainda, nos proporcionar uma vida melhor e usufruindo do bem estar pessoal.
 - Nosso Humor por exemplo, pode ter um envolvimento na forma em que nos alimentamos, por isso, hoje muito melhor do que eu tentar explicar isso, vou compartilhar uma matéria postada no site de um dos Hospitais que é referência, excelência em saúde, ensino e pesquisas - Hospital Israelita Albert Einstein, descrita pela Nutricionista - Dra. Eneida Ramos.

 - Ótima Leitura e Felicidades!!!

 - A alimentação deve ser equilibrada, contendo todos os grupos de alimentos, para evitar carências de vitaminas e minerais, já que está comprovado que deficiências nutricionais estão relacionadas com alteração de humor e depressão. Devemos evitar dietas restritivas, já que são incompletas nos grupos alimentares, sendo responsáveis por gerar também mau humor.

Confira alguns alimentos que melhoram o humor:

Chocolate e cacau: é o maior alimento com impacto no humor, estimula a liberação de endorfinas, eleva a disposição mental, melhora a depressão. O chocolate é fonte de teobromina e de feniletilamina, substâncias que são responsáveis em trazer esta sensação de bem-estar e prazer. Como o alimento é rico em gorduras saturadas e açúcar, deve-se orientar a ingestão com cautela. É melhor optar por chocolate com maior concentração de cacau, que tem maior quantidade de flavonóides, que atuam como antioxidantes protegendo o organismo contra os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. Uma boa dica é o chocolate amargo ou semi-amargo.
Alimentos fontes de carboidratos (massas, cereais, farinhas, tubérculos, raízes, milho): cooperam com o bom humor, já que no organismo eles também participam como precursores de um neurotransmissor (serotonina), esta, por sua vez, quando em níveis baixos, resulta em irritabilidade, nervosismo e até estado de depressão.
Frutas, verduras e legumes: as frutas são fontes de carboidratos, que contribuem com o bom humor. De maneira geral, as frutas, verduras e legumes são fontes de vitaminas e minerais importantes para a modulação do humor. Especialmente as verduras de coloração verde escuras, são ricas em folato que ajuda a combater o mau humor. As frutas ricas em vitamina C melhoram o humor, já que a sua deficiência está relacionada com depressão. São elas: laranja, abacaxi, goiaba, kiwi, maracujá, mexerica, limão, acerola.
Carnes: a falta de ferro pode levar a sensação de fraqueza. A carne vermelha também é fonte da vitamina B12. Estudos mostram que a deficiência desta vitamina é acompanhada de depressão e mau humor.
Peixes: os peixes, principalmente aqueles provenientes de águas frias, são boas fontes do ômega 3, gordura importante também na produção de neurotransmissores que modulam o humor. Assim, pescados como salmão, atum, sardinha não podem faltar na nossa alimentação.
Linhaça: também é fonte de ômega 3, benefícios na melhora do humor e tratamento da depressão.
Frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas): são boas fontes dos minerais, magnésio, cobre e selênio, com importante ação antioxidante e contribuem também na regulação do humor.
Alimentos fontes de cálcio (abóbora, castanhas, feijões, brócolis, rúcula, couve, repolho, leite): o cálcio é um importante mineral que participa em diversas reações dentro do organismo que contribui com a modulação do humor.
Chás calmantes (camomila, melissa, erva-doce, maça): ajudam a controlar a ansiedade e estresse, que acabam sendo responsáveis pela alteração do humor.
Eneida Ramos, nutricionista clínica do Einstein.

 - Texto original do Blog Einstein

Nenhum comentário: