segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Chefs Especiais...

 - Estamos de volta...às segundas-feiras, o saboresweb apresenta os Chefs Especiais, logo, mais algumas receitas, mas enquanto essas receitas estão sendo prepradas vamos conhecer mais um pouco deste fantástico projeto que transforma amor, paixão e carinho em verdadeiras delicias...

 - Uma ótima semana à todos!


Chefs Especiais

CHEFS ESPECIAIS – DOWN COOKING
u m   p r o j e t o    d i f e r e n t e


Projeto Chefs Especiais – Down Cooking é voltado ao lazer gastronômico de pessoas com Down, sem pretensão clínica ou pedagógica, comemorou em 2011, seu 5° ano de vida, com encontros mensais.

O projeto foi criado pelo casal paulistano Simone e   Márcio Berti  porque queriam contribuir  pelo social. “Não temos filhos, nem parente Down, simplesmente os vemos  diferenciados pela sua conduta verdadeira e carinhosa. Acreditamos  e comprovamos  que a motivação no Down, como em qualquer outra pessoa, pode transformar um grãozinho de areia num oásis e é essa nossa expectativa”, diz Simone.

O projeto tem por volta de 180 alunos cadastrados e trabalha em esquema de rodízio para que todos tenham oportunidade de participar.

O workshop é mensal, em média com 20 participantes cada, sem limite de idade, nem distinção de sexo ou classe social. O aluno só não é  convidado caso tenha alguma restrição alimentar de ingredientes que farão parte da receita daquela aula.

Para cada workshop é doado os ingredientes pertinentes, uniformes, chapéu, certificados, espaço,  sucos e refrigerantes , Chefs convidados doam o seu dia como auxiliares voluntários, o espaço é cedido por  restaurantes ou escolas de gastronomia , o Chef convidado doa o seu tempo. “ Cada um doa um pouquinho e nós fazemos um montão.”

Os voluntários também passam pelo rodízio para que todos tenham oportunidades iguais de participação.

Figueira Rubayat, Templo da Carne de Marcos Bassi, Nakombi, Viandier, Atelier Gourmand, Espaço Gourmet do Mercado Municipal,  Centro Cultural Judaíco, Casa Cor, Açúcar União, foram alguns dos espaços cedidos ao projeto.

Participaram no comando, Olivier Anquier, Alessandro Segato, Goulart de Andrade, Marcos Bassi,  Márcio Moreira, Henrique Fogaça, Clô Dimet, Allan Vila, Gustavo Iglesias, Alessandra Divani, Helena Jang, Rita Corsi,  entre outros.

Os participantes literalmente colocam as mãos na massa. Preparam tudo sob orientação do Chef convidado e posteriormente degustam.

A orientação de escolha da receita a ser preparada é de que os participantes tenham muito o que manusear. Optamos muito por massas, tortas, doces decorados, enfim, tudo que eles realmente possam vencer limites, até mesmo ao quebrar um ovo. Cada vitória como essa é cheia de muitos aplausos, tanto para o aluno, como para o ovo...

O workshop dura em média 2 horas de muito entusiasmo e descontração. Um verdadeiro encontro “Up”.

Os benefícios são inúmeros: entre eles a  valorização da pessoa especial e de sua família, mostrar que as pessoas especiais tem suas características e todas elas desde que estimuladas e respeitadas podem SIM tornar-se independentes e inseridas no meio social, seja ele no lazer ou no profissional, respeitando-se suas limitações. O convívio entre iguais tem se mostrado muito importante para o grupo, a troca de informações entre pais, autonomia, respeito, vencimento de limites, auxilio mútuo, o despertar do mundo gastronômico para essa turma que vê os ingredientes na sua frente e a partir deles criam pratos que eles mesmos degustam.

Nossa maior dificuldade hoje é não conseguir atender a todos os alunos. Existe um rodízio para que todos tenham oportunidades e muitas vezes até dois, três meses, até serem novamente convidados. Sabemos que esse é o único lazer de muitos deles. Ampliando nosso projeto, poderemos atender de muitas outras formas e interagi-los em diversas outras atividades ligadas não somente à gastronomia mas também ao que se refere ao seu dia-a-dia.


Nesses quase 6 anos, o projeto Chefs Especiais – Down Cooking sobreviveu somente de doações para cada aula, sem envolvimento pecuniário, em momento algum.

Nenhum comentário: