sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O Bom Sabor...

 - Sábado é o dia nacional da Pizza, hoje são conhecidos cerca de 120 diferentes sabores desta especiaria que tradicionalmente ocupa o centro das atenções em nossa mesa e que é um sinômimo de harmonia.
 - A pizza, assim como a gastronômia em geral tem seu lado desafiador e "Místico", pois, cada um tem um paladar pessoal e cada pizzaiollo tem seu estilo próprio de preparo, porém, é percebido por todos quando uma pizza não está com o sabor degustativo e satisfatório.
 - Uma pizza atraente, bem montada e o aroma de massa assada e fresca já aguça nossos olhos e o primeiro movimento que nossa boca faz é sorrir, após as expressões fica fácil identificarmos se ela estará saborosa e fará de você um anfitrião marcado como um verdadeiro "Pizzialista".
 - Os principais pontos para identificar uma boa pizza começa claro, pelo aroma, pode não ser a mais "bela dos olhos", mas o cheiro tem de ser percebido mesmo quando ainda está dentro da embalagem, o segundo ponto a ser visto antes do recheio, é a massa, o grande segredo da pizza estão nos compostos da massa e molho, uma massa perfeita tem de ser levemente crocante por fora e macia por dentro, além disso, a parte de fora da massa (Bordas) tem de ser "Douradinha", a massa quanto mais clara, mais crua ela está e, geralmente a torna mais "Emborrachada" ou "Pastosa".
 - A parte de dentro da massa boa e bem assada tem exatamente o aspecto do miolo do pão frances, além de macia, ela uni seu sabor com o dos ingredientes de recheio.
 - O molho que está entre a massa e o recheio, tem de ser com tom de rosado pra vermelho, se for de rosado pra branco, economizaram num dos ingredientes principais da sua pizza.
 - Destes mais de 120 sabores conhecidos de pizzas, em sua maioria está "O queijo Real", a mussarella é um ingrediente que compoe diversos recheios, entre as boas estão as mais claras, mussarella, quanto mais amarelada  mais oleosidade na sua pizza. Seja a mussarella ou qualquer outro ingrediente quando Moído, mais forte será o gosto da pizza, com excessão óbvias do frango, aliche e atum, entre outras.
 - Muitos gostam de pizza bem recheada e com massa grossa, pode ser um sinal de que a pizza que você consome não está lhe satisfazendo bem, uma boa e saborosa pizza não passa os 450 gramas peso total, este seria um numero de peso ideal para degustar uma "redonda" perfeita.

 - CURIOSIDADE - Na ìtália, berço da Pizza, em qualquer Pizzeria são servidos uma pizza de 8 pedaços para cada pessoa e seu peso médio (médio para nós, por lá, a perfeição é seguida a risca pelos profissionais e casas especializadas) é de 350 gramas peso total, também, é o País considerado com o melhor tomate do mundo e, não economizam nas Pizzas. Para nossa alegria e privilégio, o Brasil está entre os melhores do mundo em matéria de qualidade.

  - Para finalizarmos, todo o recheio devem estar em seus devidos lugares e com aspectos de próximo de fritura, principalmente as pizzas derivados das carnes.

 - Vamos deixar uma coisa bem clara, já dizia o ditado: "Toda regra há uma escessão", estes pontos de visualização da pizza não quer dizer que se não estiver os aspectos citados acima não seja uma pizza saborosa ou que a sua pizzaria de costume não esteja realizando um trabalho de qualidade. Lembre-se que cada um tem seu próprio paladar, preferências e acompanhamentos, no Brasil, concentra-se os melhores Pizzaiollos e as melhores Pizzarias do mundo, além de estarmos num País abençoado pelas terras que produzem os diversos alimentos que transformam-se em verdadeiras delícias na nossa gastronômia em geral.

- Bom apetite a todos e até amanhã com as dicas de uma boa pedida de Pizza!

(Imagem (foto fatia de Pizza) extraída da internet)

Nenhum comentário: