segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Sal é o Vilão dos Alimentos?

  - Antes de condenarmos o sal nos alimentos, primeiro é preciso saber que, não só na alimentação mas como em tudo na vida que seja em excesso, certamente nos fará mal, com o sal, não seria diferente.
 - Este tipo de tempero está presente em quase todos os pratos na gastronomia e, é aí que nós o transformamos em vilão. Quando preparamos o Arroz, lá está o Sal, o Feijão, mais uma "Pitadinha", vamos preparar uma Mistura, mais um pouquinho de sal, mas, também vamos preparar uma Salada para deixar nossa alimentação mais "Saudável"...pois bem, lá estará o sal presente novamente.
 - Contudo, por dia consumimos 12 gramas, segundo a Organização Mundial de Saúde, recomenda apenas 2 gramas de ingestão de sódio, ou seja, 5 Gramas do "Famoso Tempero Branco" (de Sal) por dia.
 - Nossa cultura alimentar é de fato consumir alimentos mais encorpados, com presença forte de sabor e, é justamente por isso que o nosso Paladar torna o Sal como "Vilão"..."Pura Injustiça".
 - O Sal (que contém o Sódio), é fundamental para o equilíbrio das nossas células e para a transmissão dos impulsos nervosos, este mineral é responsável por ajudar a evitar Fraqueza, Vômitos, Convulsões, Cãibras e Náuseas, já o excesso, podem ocasionar; o aumento de hipertensão, doenças cardiovasculares, derrame cerebral, osteoporose, câncer no estomago e até catarata.
 - O Sal é necessário para complementar o bom funcionamento do nosso organismo, o segredo é agregar outros temperos junto à ele, Ervas Naturais como Manjericão, Orégano, Alecrim, Salsinha e por aí vai, com isso, é possível diminuir a quantidade de inúmeras pitadas de Sal nas refeições e seus pratos continuarão sendo saborosos.
 - Pouco conhecido, o Sal Light Comparado ao sal comum, tem menor teor de sódio. É composto por 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. Ao contrário do que o nome sugere o condimento não é indicado para quem deseja emagrecer, e sim àqueles que têm restrição em relação ao consumo de sódio (como indivíduos com pressão alta).
 - Por outro lado, deve-se lembrar de que ele não é uma boa pedida para pessoas com problemas nos rins, já que o aumento da ingestão de potássio pode causar um acúmulo do mineral no organismo, elevando o risco de complicações cardiovasculares. De gosto mais amargo, pode ser utilizado da mesma forma que o sal comum. E atenção: apesar de ter menos sódio, não vale exagerar nas pitadas. 
 - Em 1g de sal light há 197mg de sódio. 

 - Bom Apetite!

Nenhum comentário: