quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Churrasco...

 - Para esta série de "Receitas para o dia dos Pais", não poderíamos começar sem ser pelo Churrasco, nesta primeira postagem vamos mostrar algumas formas de preparar a Carne antes dela ir á Churrasqueira.
 - Churrasco sem uma bela peça de Picanha na grelha, é o mesmo que preparar uma receita da alta gastronomia sem decorar o prato e, esta nobre carne bovina é tão especial que não precisa de nehuma mágica no tempero para que ela fique saborosa e cobiçada pelos convidados, neste caso, apenas o Sal Grosso fará o complemento.
 - Como todos sabem, o Sal desidrata, portanto, um dos segredos para não perder o real sabor da Picanha é aplicá-lo logo que levar esta peça á churrasqueira e, não é necessário tirar o excesso, esta etapa será feita quando a carne estiver exalando sangue, é exatamente o momento de "Bater" para eliminar o excesso do sal grosso e NUNCA, JAMAIS, fatiar ou furar (espetar) a peça para saber se está ficando no ponto ou para virar a carne. Emanar o sangue, significa uma carne mais macia.
 - Alguns preferem assar a Picanha como por exemplo; em forma de Bifes, neste caso, aguarde a peça ainda inteira na churrasqueira e com braseiro baixo você irá perceber que ela começará a "Suar", (cerca de uns 5 ou 10 minutos), só então, comece a fatiar e em seguida continue o processo de assamento.
 - Toda a parte líquida que ficar sobre a tábua, inclusive o sangue, não deve ser descartado, reserve em uma vasilha pequena ou um copo, caso o restante da peça tenha que voltar a churrasqueira, esta parte da peça não deve mais ficar em contato direto com o braseiro, a partir de agora, ela terá de ficar num canto da grelha onde apenas haja calor e, o Caldo (líquido) que sobrara da ultima fatia deve ser despejada novamente em cima da peça e assim, deve ser repetido sempre que ocorrer esta ocasião.
 - Caso toda a peça fora consumida, este caldo deixado pela Picanha pode ser utilizado nas demais carnes que ainda estão sendo assadas ou as que estiverem ainda banhadas no tempero aguardando para serem encaminhadas á churrasqueira, mas isto, só valerá se realmente as demais carnes estiverem ou estarão sendo consumidas neste saboroso, descontraído e harmonioso Churrasco de Domingo.

- Você tem umas dicas interessante para um bom Churrasco? Compartilhe conosco!

Veja também a programação para esta semana no teatro!

Nenhum comentário: